Projeto Lá Fora
Desde a sua criação em 2003, o projeto Lá fora, vem atuando em comunidades como: UBS Milton Santos e Comunidade Mauro I, Associação Maria Helen Drexel (AMHD), Associação de Assistência à Criança com Câncer(AACC) localizadas na cidade de São Paulo e com a comunidade do entorno da UBS Vila Nogueira, UBS Promissão e Jardim ABC no Município de Diadema-SP. O projeto tem desenvolvido práticas de Educação em Saúde em Escolas de Educação Básica da rede pública (Ensino Fundamental e Médio), comunidade e usuários dos serviços de saúde,visando o trabalho com famílias. Para viabilizar as ações durante esse percurso, foram utilizadas diversos recursos e estratégias como: oficina de sexualidade; oficina de bonecos; oficina do corpo; filmes educativos; mural do gênero; pintura e arte; recreação e gincanas educativas; adolescentes em cena; descobrindo o corpo e técnicas narrativas integrativas, produção de material educativo (cartazes, folder). A experiência adquirida nos últimos anos permitiu verificar a importância de continuar ações do projeto Lá fora com famílias e comunidades no contexto de vulnerabilidade, com foco nas áreas de Saúde, Educação e Social por considerar a contribuição para as ciências voltadas à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, possibilitando ao participante da comunidade assistida o acesso as informações sobre os cuidados com a saúde e a prevenção de doenças. A parceria de docentes, graduandos UNIFESP vinculados a projeto de extensão e comunidades, consolida a proposta de contribuir com a formação de estudantes dedicados ao desenvolvimento da área do estudo com família. A ação desenvolvida no projeto tem como proposta colocar em prática os conhecimentos acadêmicos em diferentes contextos de atuação, onde a educação em saúde é o principal cenário. Com a finalidade de desenvolver ensino, pesquisa e ações de extensão, o Projeto Lá Fora afirma o compromisso de continuar em 2014 suas atividades, propondo ações de inserção dos estudantes com a comunidade de entorno de escola de Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Manuel de Paiva, situado na região da Vila Mariana-Klabin, visando contribuir com as ações de Educação em Saúde e intervenções com famílias, escolares e profissionais da educação a partir de temas relacionados ao consumo de álcool e outras drogas e consequências para a saúde do usuário e no sentido de atender essas famílias, colaborando com a equipe da escola para a busca de alternativas possíveis.
¤ OBJETIVOS ¤
Implementar ações de Educação em Saúde na prevenção ao uso de álcool e outras drogas.
¤ METODOLOGIA ¤
O método para realização do estudo é a Pesquisa- Ação. As propostas serão desenvolvidas a partir de reuniões realizadas com a equipe da EMEF, escolares e familiares para levantamento das necessidades gerais da comunidade do entorno.Após realização a territorialização, serão realizadas entrevistas com as famílias para levantamento sobre os problemas que consideram mais relevantes para a saúde em decorrentes ao uso de álcool e outras drogas, sendo esses os motivos principais para a escolha do tema. Propõe-se como estratégias: a realização de oficinas temáticas; exposição dialogada com profissionais da escola, escolares (crianças e adolescentes) e suas famílias, com demonstrações práticas sobre os temas com o intuito de promover um amplo debate sobre os itens mais importantes dentro da temática principal.
¤ CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO ¤
As atividades são desenvolvidas quinzenalmente e de acordo com a disponibilidade dos estudantes de graduação da UNIFESP e necessidade das atividades do projeto para construção e desenvolvimento das ações, iniciando-se em março e terminando em dezembro no ano de 2014. Para cada ação vinculado ao projeto será realizado uma preparação com estudo a partir de levantamento bibliográfico para atualização, busca e identificação de necessidades e desenvolvimento de estudos e pesquisa na área. No 2º semestre serão realizadas ações com supervisão da coordenadora do projeto a partir das necessidades identificadas na comunidade. Como etapa final busca-se uma avaliação do impacto da ação realizada de maneira compartilhada e construtivista com previsão de continuidade das ações para 2014/2015
¤ ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS DISCENTE ¤
- Realizar pesquisas sobre os temas; elaboração do material, aulas teórica e prática.
- Participar de reuniões para elaboração das ações a serem desenvolvidas (reuniões de estudo e reuniões administrativas) objetivando o andamento do projeto.
- Participar de visitas a escola.
- Realizar reunião com profissionais da escola
- Participar das atividades de educação em saúde desenvolvidas com os escolares, profissionais e famílias conforme levantamento das necessidades pelos discentes com a comunidade local.
- Elaborar e entregar relatórios referentes às atividades desenvolvidas, para a Coordenação nos prazos determinados.
- Ser autor ou co-autor de trabalhos apresentados em eventos científicos nacionais ou internacionais, e/ou publicados em revistas, ou periódicos de reconhecida aceitação acadêmico / científica ou em publicações de órgãos de representação profissional da área de Saúde Pública.
¤ MODO DE INGRESSO ¤
Comparecer e frequentar as reuniões, assumindo seu compromisso com o Projeto e mostrando disponibilidade e responsabilidade com o mesmo. Por ser um Projeto com temas e aprendizado de interesse geral, todos os cursos são bem-vindos.
¤ EQUIPE EXECUTORA ¤
Estudantes de graduação da UNIFESP- integrantes do projeto de Extensão “Lá Fora
¤ DIRETORIA ¤
- Diretora: Jacelane Junia Batista Pereira
- Vice-diretora: Michelle Oliveira Max
- Secretária: Mayara Matoso da Silva
- Tesoureira: Ana Paula Moreira Vasconcellos
¤ COORDENADOR(A) ¤
Profa. Dra. Ana Lúcia de Moraes Horta
¤ VICE-COORDENADOR(A) ¤
Ms.Maria Goreti da Silva Cruz
[Informações obtidas no ano de 2014]