PDE: Projeto Lá Fora

Emblema Projeto Lá ForaProjeto Lá Fora

  Desde a sua criação em 2003, o projeto Lá fora, vem atuando em comunidades como: UBS Milton Santos e Comunidade Mauro I, Associação Maria Helen Drexel (AMHD), Associação de Assistência à Criança com Câncer(AACC) localizadas na cidade de São Paulo  e   com a comunidade do   entorno da UBS Vila Nogueira, UBS Promissão  e Jardim ABC no Município de Diadema-SP. O projeto tem  desenvolvido  práticas de Educação em Saúde  em Escolas de Educação Básica da rede pública (Ensino Fundamental e Médio),  comunidade  e usuários dos serviços de saúde,visando o trabalho com famílias. Para viabilizar as ações durante esse percurso, foram utilizadas diversos recursos e estratégias como: oficina de sexualidade; oficina de bonecos; oficina do corpo; filmes educativos; mural do gênero; pintura e arte;  recreação e gincanas educativas; adolescentes em cena; descobrindo o corpo e técnicas narrativas integrativas, produção de material educativo (cartazes, folder). A experiência adquirida nos últimos anos permitiu verificar a importância de continuar ações do projeto Lá fora com famílias e comunidades no contexto de vulnerabilidade, com foco nas áreas de Saúde, Educação e Social por considerar a contribuição para as ciências voltadas à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, possibilitando ao participante da comunidade assistida o acesso as informações sobre os cuidados com a saúde e a prevenção de doenças. A parceria de docentes, graduandos UNIFESP vinculados a projeto de extensão e comunidades, consolida a proposta de contribuir com a formação de estudantes dedicados ao desenvolvimento da área do estudo com família. A ação desenvolvida no projeto tem como proposta colocar em prática os conhecimentos acadêmicos em diferentes contextos de atuação, onde a educação em saúde é o principal cenário. Com a finalidade de desenvolver ensino, pesquisa e ações de extensão, o Projeto Lá Fora afirma o compromisso de continuar em 2014 suas atividades, propondo ações de inserção dos estudantes com a comunidade de entorno de escola de Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Manuel de  Paiva, situado na  região da Vila Mariana-Klabin, visando contribuir com as ações de Educação em Saúde e intervenções com famílias, escolares e profissionais da educação a partir de temas relacionados ao consumo  de álcool e outras drogas e  consequências para a saúde  do usuário e no sentido de atender essas famílias, colaborando com a equipe da escola  para a busca de alternativas possíveis.

¤ OBJETIVOS ¤

  Implementar ações de Educação em Saúde na prevenção ao uso  de  álcool e outras drogas.

¤ METODOLOGIA ¤

  O método para realização do estudo é a Pesquisa- Ação. As propostas serão desenvolvidas a partir de reuniões realizadas com a equipe da EMEF, escolares e familiares para levantamento das necessidades gerais da comunidade do entorno.Após realização a territorialização, serão realizadas entrevistas com as famílias para levantamento sobre os problemas que consideram mais relevantes para a saúde em  decorrentes  ao uso de álcool e outras drogas, sendo esses os motivos principais para a escolha do tema. Propõe-se como estratégias:  a  realização de  oficinas temáticas; exposição dialogada  com profissionais da escola,  escolares  (crianças  e adolescentes) e suas famílias,  com demonstrações práticas sobre os temas  com o intuito de promover um amplo debate sobre os itens mais importantes dentro da temática principal.

¤ CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO ¤

  As atividades são desenvolvidas quinzenalmente e de acordo com a disponibilidade dos estudantes de graduação da UNIFESP e necessidade das atividades do projeto para construção e desenvolvimento das ações, iniciando-se em março e terminando em dezembro no ano de  2014. Para cada ação vinculado ao projeto será realizado uma preparação com estudo a partir de levantamento bibliográfico para atualização, busca e identificação de necessidades e desenvolvimento de estudos e pesquisa na área. No 2º semestre serão realizadas ações com supervisão da coordenadora do projeto a partir das necessidades identificadas na comunidade. Como etapa final busca-se uma avaliação do impacto da ação realizada de maneira compartilhada e construtivista com previsão de continuidade das ações para 2014/2015

¤ ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS DISCENTE ¤

  • Realizar pesquisas sobre os temas; elaboração do material, aulas teórica e prática.
  • Participar de  reuniões  para elaboração das ações a serem desenvolvidas (reuniões de  estudo e reuniões administrativas) objetivando o  andamento do projeto.
  • Participar de visitas a escola.
  • Realizar   reunião com profissionais da escola
  • Participar das  atividades de educação em saúde  desenvolvidas com os escolares, profissionais e famílias  conforme levantamento  das necessidades  pelos discentes com a comunidade local.
  • Elaborar  e entregar   relatórios referentes às atividades desenvolvidas, para a Coordenação  nos prazos determinados.
  • Ser autor ou co-autor de trabalhos apresentados em eventos científicos nacionais ou internacionais, e/ou publicados em revistas, ou periódicos de reconhecida aceitação acadêmico / científica ou em publicações de órgãos de representação profissional da área de Saúde Pública.

¤ MODO DE INGRESSO ¤

  Comparecer e frequentar as reuniões, assumindo seu compromisso com o Projeto e mostrando disponibilidade e responsabilidade com o mesmo. Por ser um Projeto com temas e aprendizado de interesse geral, todos os cursos são bem-vindos.

¤ EQUIPE EXECUTORA ¤

  Estudantes de graduação da UNIFESP- integrantes do projeto de Extensão “Lá Fora

¤ DIRETORIA ¤

  • Diretora: Jacelane Junia Batista Pereira
  • Vice-diretora: Michelle Oliveira Max
  • Secretária: Mayara Matoso da Silva
  • Tesoureira: Ana Paula Moreira Vasconcellos

¤ COORDENADOR(A) ¤

Profa. Dra. Ana Lúcia de Moraes Horta

¤ VICE-COORDENADOR(A) ¤

Ms.Maria Goreti da Silva Cruz

 

[Informações obtidas no ano de 2014]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s