CRÔNICA – O melhor ano da faculdade é o primeiro?

Cultura - Nosso nome do meio_banner

O melhor ano da faculdade é o primeiro?

(Anônimo)

“Aproveita muito porque esse vai ser o melhor ano da faculdade e só se é calouro uma vez”. Ta aí uma frase que você já deve ter ouvido. Mas por que deveria o primeiro ano ser o melhor? Na minha nem tão humilde opinião, o ano de calouro, para muitos, preenche todos os requisitos para ser o pior ano da graduação. Infelizmente, a alegria do que possivelmente foi sua maior conquista até então, ser aceito na universidade, ainda é logo eclipsada pelo medo de ser agredido, de ter sua dignidade ferida, de ser obrigado a fazer coisas que você não gostaria de fazer. Se você é natural de outra cidade, também será uma preocupação como você viverá longe de casa. É preciso encontrar moradia. Você deixa o conforto do seu lar para dormir vai-saber em que condições. É possível que tenha que cohabitar com desconhecidos, com pessoas distintas de você em tudo, o que torna a convivência sempre mais difícil. Os custos extras de te bancar fora de casa podem apertar seu orçamento.

Você senta numa sala de aula para estudar alguma coisa diferente do que viu no colegial ao lado de rostos desconhecidos. Você deixou amizades cultivadas diariamente por tanto tempo e agora te dizem que esses estranhos vão fazer deste o melhor ano da sua graduação. As pessoas te chamam para todo tipo de coisa: treino, liga, centro acadêmico, festa, coletivo, prometendo que tudo isso vai ser muito ~dahora~. Talvez você vá, e não seja lá tudo isso. A culpa não é necessariamente sua. A galera é boa de marketing.

Desde o começo das aulas até o solstício de inverno (21 de junho, para quem já esqueceu a Geografia), os dias vão ficando mais curtos e mais frios. Deixando de lado o debate sobre a melhor temperatura, o clima invernal é mais melancólico. Toda a postura corporal mais compacta mexe com como você se sente, como você pensa. Então, se você não estiver curtindo muito o primeiro semestre da faculdade, me parece que a tendência é isso piorar no decorrer dele :/ .

Apesar da distância da família, dos amigos, dos lugares conhecidos, do pão da padaria da esquina de casa, apesar da insegurança, do medo, talvez da solidão, te repetem o adágio até que penetre na sua pele, que vai ser o melhor ano da sua faculdade.

Só pra não terminar com um acorde menor:

Mas aí vêm as férias e, quem sabe, uma recarregada nos ânimos. O segundo semestre começa friozinho, verdade, mas vai esquentando e os dias ficando mais longos. Com sorte você já vai ter encontrado um grupinho, o mundo universitário já vai te parecer mais familiar, sua vida vai estar mais estruturada. Cada pessoa tem seu tempo. Não liga se parecer que todo mundo tá super curtindo e você é o único com pirações escalafobéticas. Te garanto que isso não é verdade.
O primeiro ano de faculdade não vai ser o melhor para todo mundo. Pode ser para muita gente. Não foi para mim. Pode ser que também não seja para você.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s