Horta, compostagem e jardinagem

Horta

I N F O R M A Ç Õ E S   G E R A I S ·
· NOME DO PROJETO  EXTENSÃO
Horta e Compostagem
·OBJETIVOS O presente projeto de extensão tem como objetivo refletir um espaço mais sustentável no Campus São Paulo. Entre as atividades, é realizada a compostagem de resíduos orgânicos do restaurante universitário do Campus para geração de adubo, e a produção de mudas de temperos e alimentos saudáveis para distribuição à comunidade Unifesp São Paulo.
· ÁREA DE ATUAÇÃO DO PROJETO
Medicina preventiva, educação nutricional e jardinagem
P Ú B L I C O   A L V O ·
  • Permite estudante Extra-Unifesp?

    Permite estudante extra-Unifesp; aberto a todos os cursos de graduação, pós-graduação e funcionários da Unifesp

· MEDICINA
1° ano 2° ano 3º ano 4º ano 5º ano 6º ano
· ENFERMAGEM
1° ano 2° ano 3º ano 4º ano
· BIOMEDICINA
1° ano 2° ano 3º ano 4º ano
· FONOAUDIOLOGIA
1° ano 2° ano 3º ano 4º ano
· TECNOLOGIAS EM SAÚDE
1° ano 2° ano 3º ano 4º ano
P R E C E P T O R   E   S U P E R V I S O R ·
· PRECEPTOR

Prof. Dra. Luciana Yuki Tomita

(luciana.tomita@unifesp.br)

Diretor:

Juan Pablo Rossi – 2º ano da graduação de Medicina (Turma 89)

(11) 953184340 ou jps.rossi@unifesp.br

P A R T I C I P A Ç Ã O   N O   P R O J E T O ·
· Um pouco mais sobre o projeto
O projeto começou como estratégia para promoção da saúde, da alimentação saudável, saúde física e mental como terapia de horticultura e sustentabilidade, pelas profas. Dra. Luciana Tomita (Depto. Medicina Preventina), Dra. Sue Sun (Depto. Obstretícia), Gilberto Furuzawa (Gestão Ambiental/CSP), após conhecerem o projeto de compostagem da UNIFESP Campus Diadema, coordenado pela Profa. Dra. Mirian Shinzato.  

Assim, começou o projeto no Campus São Paulo em fevereiro de 2018, com as bolsistas Carla Leite e Elise Kanashiro. As pilhas de compostagem foram montadas no vão do prédio Otávio de Carvalho, a partir do resíduo orgânico do Restaurante Universitário e com a colaboração da equipe de limpeza, que juntavam as folhas secas do espaço do Campus SP. 

Após três meses de decomposição, era gerado adubo que foi utilizado para fazer as primeiras mudas do projeto, que posteriormente foi transferida para o telhado do mesmo edifício. A partir daí, foram criadas as páginas no Facebook e Instagram, para divulgar o projeto e apresentar as atividades desenvolvidas.

· INFORMAÇÕES ADICIONAIS

De preferência, os ciclos do projeto geralmente iniciam após a semana de recepção, com a chegada dos calouros dos cursos de graduação. No entanto, pode-se fazer a entrada no projeto em qualquer período do ano, basta se contatar com a diretoria.

A T I V I D A D E S   D O   P R O J E T O ·
· Atividades
  • Horticultura: é possível atuar com o manejo e jardinagem no terraço do Edifício Otávio de Carvalho, local onde ocorrem a maior parte das atividades do projeto, com o desenvolvimento de atividades práticas de jardinagem e compostagem;
  • Educação Nutricional: outra vertente do projeto é atuação em comunidades e creches da cidade, com a realização de atividades de educação nutricional e promoção de alimentação saudável, com diversas faixas etárias. 
  • Pesquisa: a extensão também possui oportunidades de Iniciação Científica com os preceptores, sobretudo na área de saúde coletiva, preventiva e medicina da família e comunidade.

Geralmente, existem oportunidades de bolsas PIBEX e PIBIC.

Local: Terraço do Octávio de Carvalho (R. Botucatu, 740). Venha conhecer, é só aparecer!

· Fotos do projeto
h1
h2
C O N T A T O ·
· INSTAGRAM DO PROJETO
https://www.instagram.com/hortaunifesp.csp/
· FACEBOOK (PÁGINA)
https://www.facebook.com/hortaunifesp.csp/
%d blogueiros gostam disto: