Nossa História

Logo_DCC

É fato que os estudantes sempre estiveram envolvidos na estruturação da Escola Paulista de Medicina – com o Departamento de Cultura Cientifica (DCC) não foi diferente.

O DCC surgiu em cinco de maio de 1937 com o intuito de realizar algo a mais que ser, como muitos imaginam, um grande depósito de certificados. Com características próprias, sua existência na universidade dá oportunidade aos estudantes engajarem-se em atividades cientificas dentro da faculdade ao permitir e oferecer uma coordenação e organização de eventos, cursos, simpósios e workshops, fazendo com que a graduação seja mais que o seu currículo.

Infelizmente, ao longo do tempo essa entidade importante para os alunos perdeu espaço frente aos demais órgãos estudantis. Porém, o DCC passa por um período de reconstrução – o novo objetivo não é voltar aos dias gloriosos de sua fundação, e sim ir além. Um grande ponto de destaque nessa reformulação é que todos os cursos do campus São Paulo (e quiçá, com o tempo, todos os cursos da UNIFESP) tenha representatividade em sua gestão.

Funciona, atualmente, como um terceiro órgão estudantil ao lado da Atlética e dos Centros Acadêmicos (CA’s) de todos os cursos da UNIFESP, possuindo funções e finalidades que centralizam as informações do grande tripé da universidade – pesquisa, ensino e extensão. Busca trazer aos graduandos informações precisas sobre esses alicerces. No campo de pesquisa, trata-se de um grande ambiente para tirar dúvidas acerca de iniciações cientificas assim como para incentivá-las como for necessário. No campo do ensino, pode-se citar a função de centralizar diversas Ligas Acadêmicas, seja armazenando e cadastrando seus certificados para que tenham validade acadêmica, seja então por meio de divulgar e facilitar a realização de seus cursos introdutórios. Já no campo de extensão, atem-se a apresentar as atividades e projetos que ocorrem dentro da universidade.

Desde 2013, uma nova geração de alunos tem resgatado essa instituição, tirando o pó de suas funções e reestruturando o órgão todo para que a sucessão seja organizada e sempre tendo em vista ampliar e crescer com força dentro da Universidade Federal de São Paulo. Em um ano, seu desenvolvimento foi tamanho, que, por meio de intercâmbio de informações com outros DCC’s de outras universidades, mais e mais ideias e projetos estão sendo desenvolvidos naquela sala animada do Diretório Central dos Estudantes. Ainda há muito o que ser feito e melhorado, mas o entusiasmo e o espirito dos novos integrantes promete resgatar o ideal daqueles que em 1937 buscavam algo a mais na graduação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: