Envelhecimento, Qualidade de Vida e Condições Laborais

I N F O R M A Ç Õ E S   G E R A I S ·
· NOME DO PROJETO DE EXTENSÃO
Envelhecimento, Qualidade de Vida e Condições Laborais
IRTUAIS MENSAIS OBJETIVOS
Oferecer cursos gratuitos para idosos carentes, orientação profissional, trabalho voluntário comunitário e compartilhamento de conhecimentos para fortalecimento de ações voltadas para idosos.
· ÁREA DE ATUAÇÃO DO PROJETO
Envelhecimento – Trabalho – Qualidade de vida
P Ú B L I C O   A L V O ·
  • Permite estudante Extra-Unifesp?
    – Sim. Permite jovens (de 8 a 21 anos) filhos ou dependentes de servidores/funcionários da UNIFESP-EPM; Idosos acima de 65 anos. Casos fora dessa idade podem ser considerados, converse com a gente.
· MEDICINA
1° ano 2° ano 3º ano 4º ano 5º ano 6º ano
· ENFERMAGEM
1° ano 2° ano 3º ano 4º ano
· BIOMEDICINA
1° ano 2° ano 3º ano 4º ano
· FONOAUDIOLOGIA
1° ano 2° ano 3º ano 4º ano
· TECNOLOGIAS EM SAÚDE
1° ano 2° ano 3º ano 4º ano
C O O R D E N A Ç Ã O   A T U A L ·
· DIRETORA
Prof. Dr. Luiz Roberto Ramos – lrramos1953@gmail.com
· COORDENADORIA
Alessandra Paula – ale11.neumann@gmail.com
UM POUCO MAIS SOBRE O PROJETO ·
SISTEMÁTICA
O programa Envelhecimento, qualidade de vida e condições laborais do Setor de Estudos de Envelhecimento da Escola Paulista de medicina EPM/Unifesp, tem como característica principal discutir assuntos relacionados ao trabalho de idosos aposentados ou não e a relação com a qualidade de vida. Linha de ensino e pesquisa: Atividades laborais e qualidade de vida na terceira idade. Nas reuniões mensais será definido: -Ações comunitárias -Conteúdo programático mensal e material conceitual para discussão nos grupos de estudos. Haverá acompanhamento do Diretor do Setor de Estudos do Envelhecimento, Drº Luiz Roberto Ramos, esse acompanhamento respaldará a fundamentação teórica e as diretrizes da extensão. Outro aspecto é a disponibilização de espaço físico para os encontros, região de fácil acesso próximo ao metrô Santa Cruz.
P A R T I C I P A Ç Ã O   N O   P R O J E T O ·
· PROCESSO SELETIVO
Não há, interessados devem enviar mensagem por e-mail ale11.neumann@gmail.com ou por whatsapp (11)97202-9067
· PERÍODO DE ENTRADA
Ano todo.
A T I V I D A D E S   D O   P R O J E T O ·
· REUNIÕES

Reuniões virtuais mensais.

· ATIVIDADES PRÁTICAS
(Variável)

1) Encontro no dia 04 de outubro de 2019 no Centro de Estudos do Envelhecimento, intitulado: Mundo do trabalho, questões contemporâneas e os dilemas do envelhecimento. 2) Foi criado um Grupo de discussão de whatsapp ´Comissão da Longevidade´, visando a troca de experiências e planejamento de estratégias de enfrentamento e quebra de paradigmas do envelhecimento no trabalho. 3) Roda de Conversa com mais de 60 idosos no Centro de Convivência de idosos, percebeu-se a necessidade de novos encontros que discutissem: alcoolismo, tabagismo, autoestima, higiene, direitos, deveres e trabalho. 4) Entrevista para o site da Federais de SP: IFES Paulistas pesquisam envelhecimento e longevidade, temas estratégicos para o Brasil
https://medium.com/@federaisSP/ifes-paulistas-pesquisam-envelhecimento-e-longevidade-tema-estrat%C3%A9gico-para-o-brasil-3ce6ca56bde9 5) Planejamento de oficinas e grupos focais para o Centro de Convivência de idosos. 6) Psicoterapia breve gratuita no Centro de Estudos do Envelhecimento por meio da psicóloga Thais Suarez. 7) Artigo-ensaio, publicado em maio/2020. https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/18079 8) Grupo de apoio comunitário com encontros mensais, atualmente online.

%d blogueiros gostam disto: