P.d.E: IFMSA – Unifesp/EPM

I N F O R M A Ç Õ E S   G E R A I S ·
· NOME DO PROJETO 
International Federation of Medical Students’ Association (IFMSA) Brazil – Unifesp/ EPM
·OBJETIVOS
 Promover impacto positivo na sociedade, ao viabilizar que estudantes  descubram e desenvolvam seus potenciais, para que se tornem capazes de liderar ações e colocar em prática projetos, campanhas e eventos voltados para melhoria social. Além disso, almeja-se viabilizar a participação de estudantes em intercâmbios acadêmicos, nacionais e internacionais. Promove-se, assim, a humanização dos próprios estudantes.
· ÁREA DE ATUAÇÃO
 As áreas de atuação são diversas, mas sempre pautadas em questões sociais, com ênfase na saúde pública. Além disso, busca-se desenvolver projetos que visam assegurar o respeito aos direitos humanos e promover melhorias na educação médica.
P Ú B L I C O   A L V O ·
  • Permite estudante Extra-Unifesp?
    – Variável, depende do projeto
· MEDICINA
1° ano 2° ano 3º ano 4º ano 5º ano 6º ano
· ENFERMAGEM
1° ano 2° ano 3º ano 4º ano
· BIOMEDICINA
1° ano 2° ano 3º ano 4º ano
· FONOAUDIOLOGIA
1° ano 2° ano 3º ano 4º ano
· TECNOLOGIAS EM SAÚDE
1° ano 2° ano 3º ano 4º ano
C O O R D E N A Ç Ã O   A T U A L ·
· PRESIDENTE LOCAL 
Vicente Penido (Medicina 83)
· VICE-PRESIDENTE LOCAL PARA ASSUNTOS EXTERNOS (LVPE)
Mariana Beltrão (Medicina 83)
· VICE-PRESIDENTE LOCAL PARA ASSUNTOS INTERNOS (LPVI)
Eric Daniel (Medicina 83)
· DIRETOR FINANCEIRO LOCAL  (LDF)
Rodrigo Hayashi (Medicina 82)
UM POUCO MAIS SOBRE A IFMSA·
 A IFMSA Unifesp/ EPM é o comitê local da IFMSA Brazil na Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina. A IFMSA Brazil, por sua vez, foi fundada em 1991 e é parte da comunidade mundial da IFMSA – International Federation of Medical Students’ Association –, maior organização estudantil do planeta, que congrega acadêmicos de medicina de mais de 120 países.

Nacionalmente, 95 escolas médicas de 26 estados brasileiros já possuem Comitês Locais ativos, que realizam atividades de representatividade estudantil; educação médica; promoção de saúde; produção científica; capacitação em gestão de recursos e intercâmbios acadêmicos, nacionais e internacionais, clínico-cirúrgicos e de pesquisa.

ALGUNS DOS PROJETOS ·
· HOSPITAL DE URSINHOS
O Hospital de Ursinhos, um dos projetos desenvolvidos pela IFMSA, é pautado no princípio da brinquedoterapia e busca proporcionar o contato das crianças com a realidade do trabalho dos profissionais da saúde, por meio de dinâmicas interativas. O evento é realizado em uma escola infantil pré-determinada, na qual cada criança recebe um ursinho e o leva para um dia de consultas, passando por vários espaços: consultórios, sala de enfermagem, “Oficina da voz” e sala de exames. Além de promover a humanização dos estudantes da área as saúde, o HU ajuda a reduzir a famosa “síndrome do jaleco branco”, bastante presente especialmente no público infantil

O projeto ocorre desde 2015 e é uma experiência única tanto para as crianças quanto para os estudantes que participam!

· EXPLODE CORAÇÃO
 O projeto “Explode Coração” tem como objetivo principal conscientizar a população a respeito da importância da prevenção de doenças cardiovasculares. Geralmente é realizado no Parque do Ibirapuera, e os estudantes realizam um questionário acerca de aspectos da saúde do indivíduo, com o intuito de fazer uma avaliação básica a respeito dos riscos de desenvolver algum problema cardiovascular. Além de auxiliar na capacitação dos estudantes acerca do tema, o projeto aborda uma questão fundamental da saúde pública.

A edição de 2017 já ocorreu, mas nos próximos anos terão outras!

· DOCTOR BLUE
 O Doctor Blue é um projeto que busca realizar uma sensibilização acerca da causa do autismo, além de promover uma elucidação sobre o tema, por meio da divulgação de informações que possibilitem um maior conhecimento a respeito do transtorno – desmistificando, dessa forma, estigmas e preconceitos em relação aos portadores de TEA.

Para colocar esse objetivo em prática, a diretoria do projeto organizou o evento “Dr. Blue: Entendendo o Transtorno do Espectro Autista: da Prática à Teoria”, que consistirá em um dia de palestras, apresentação de casos clínicos e relatos familiares sobre o autismo, a ser realizado no dia 6 de Maio de 2017.

Além disso, é uma iniciativa do Doctor Blue a busca pela inserção mais efetiva do autismo na graduação, por meio da criação de uma Liga Acadêmica de Autismo e de um projeto de extensão, a serem postos em prática em 2017.

A T I V I D A D E S  ·
· REUNIÕES
Quarta (12h30 ~ 14h)

• As reuniões  são às quartas-feiras e ocorrem quinzenalmente

• Local: anfiteatros da Unifesp (o anfiteatro escolhido é sempre informado com antecedência pelo grupo do WhatsApp)

·EVENTOS, CAMPANHAS E PROJETOS

 Fique atento às publicações na página do face da IFMSA Unifesp/EPM, para acompanhar as datas dos eventos, campanhas e projetos que serão realizados ao longo do ano!

Datas de realização dos próximos projetos:

Doctor Blue: “Entendendo o Transtorno do Espectro Autista: da Prática à Teoria”: 6 de Maio de 2017 (8h- 17h)

Hospital de Ursinhos: 23 de Maio de 2017

C O N T A T O ·
· FACEBOOK (PÁGINA)
https://www.facebook.com/Ifmsaunifesp/
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: