{Projeto aberto a alunos das demais faculdades e das mais diversas áreas do conhecimento.}
¤ Apresentação ¤
” O Projeto Xingu é um projeto de extensão universitária do Departamento de Medicina Preventiva, da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP). Teve início em 1965 quando, a convite de Orlando Villas Boas, Diretor do Parque Indígena do Xingu (PIX), um grupo de médicos da Escola Paulista de Medicina foi avaliar as condições de saúde dos povos indígenas lá presentes. Esta visita marca o início de um programa de saúde que se estende até os dias atuais e da colaboração de uma escola médica na assistência aos povos indígenas.
A partir da avaliação das condições de saúde da população e do quadro epidemiológico reinante, ficou evidente para a equipe a necessidade de se desenvolver um programa de saúde que incluísse medidas curativas e preventivas e que tivesse assegurada sua continuidade, proposta esta que recebeu plena acolhida por parte de Orlando. Nesses 49 anos, o Projeto Xingu passou por diversas etapas buscando, de um lado, responder às novas e crescentes demandas sanitárias consequentes à experiência de contato dos povos xinguanos com a sociedade nacional e, de outro, colaborar na luta para incluir, de forma diferenciada, a saúde indígena no Sistema Único de Saúde (SUS). O trabalho do Projeto Xingu tem como eixos organizadores a formação de profissionais indígenas e não indígenas; a participação social e a Atenção Básica à Saúde dos Povos Indígenas. As atividades se diversificaram e a equipe do Projeto Xingu se ampliou para dar conta das novas demandas apresentadas pela SESAI, Distritos Sanitários Especiais Indígenas e o próprio Ambulatório do Índio. Seguem abaixo algumas características do trabalho e atividades realizadas.”
¤ Grupo de Alunos ¤
“O grupo dos alunos no Projeto Xingu é um espaço de interlocução entre as diferentes áreas do conhecimento, além da saúde, diferentes graduações, pós-graduações, e instituições, e as questões antropológicas, da saúde e das políticas públicas direcionadas aos povos indígenas e outras comunidades tradicionais. Este grupo existe desde o início do Projeto Xingu, na década de 60, e é o que dá continuidade ao Projeto até os dias de hoje.
Trata-se do Programa de Extensão Universitária mais antigo do país. O grupo de alunos se reúne quinzenalmente para apresentação das viagens a campo, discussão de programas e projetos desenvolvidos em área, temas relacionados à cultura, antropologia, política de saúde, meio ambiente, entre outros.
Além das reuniões e seminários os alunos participam das ações de campo no Xingu e em outras áreas indígenas dependendo de sua disponibilidade. Alguns alunos recebem bolsas de iniciação científica junto à PROEX e são orientados em trabalhos relacionados às linhas de pesquisa: saúde reprodutiva, saúde mental e transição epidemiológica e nutricional.”
¤ Fotos e Vídeos ¤
(Fotos obtidas da galeria Sacralidade da Vida – Projeto Xingu)
(Prévia do Vídeo de comemoração dos 50 do Parque Indígena do Xingu)
¤ Maiores Informações e Contato ¤
SITE DO PROJETO XINGU (clique na imagem)
O site do projeto concentra as principais informações sobre o projeto, seus objetivos e valores, bem como equipe constituinte e campos de atuação. Além de uma variada galeria com fotos e videos sobre o projeto, o parque e a rica cultura indígena.
FACEBOOK (clique na imagem)
Principal forma de comunicação, apresenta além da página um Grupo em que são disponibilizados fotos e informações sobre os encontros dos grupos de alunos.
Bem interessante.