L.A. DE TANATOLOGIA E CUIDADOS PALIATIVOS

latan

A Liga Acadêmica de Tanatologia e Cuidados Paliativos da Unifesp, fundada em 2017, está vinculada ao Departamento de Psiquiatria da Unifesp e tem como preceptores a Profª Drª Samantha Mucci, psicóloga do CAISM e fundadora do Ambulatório do Luto da Unifesp; Profª Drª Ana Paula Ramos, clínica e especialista em Cuidados Paliativos que coordena o Ambulatório de Cuidados Paliativos da Unifeso; e o Prof. Dr. André Pernambuco, geriatra e preceptor da Enfermaria de Cuidados Paliativos do Hospital São Paulo. 

A Liga tem por finalidade desempenhar, em nível de excelência, atividades inter-relacionadas e multidisciplinares de ensino, pesquisa, extensão e atendimento ambulatorial e hospitalar no campo dos Cuidados Paliativos. É formada por um corpo discente que compreende os discentes de todos os anos de todos os cursos da graduação do Campus São Paulo da Unifesp. Visamos não apenas ao conhecimento teórico com base na mais atual literatura científica, mas também à aplicação prática desse conhecimento com ênfase no assistencialismo ético sem pretensão, visando exclusivamente ao bem estar físico, psicológico, social e espiritual do paciente em cuidados paliativos. Entre as atividades, destacam-se o Curso Introdutório à Liga, a prática ambulatorial e hospitalar, aulas teóricas, visitas domiciliares, pesquisa, a participação em eventos e campanhas. 

Ainda não temos maturidade para falar sobre a morte, mesmo sabendo que todos nós vamos morrer um dia. No entanto, “a graça da morte, seu desastrado encanto, É por causa da vida”, como bem disse Adélia Prado. 

E se o dia que você morrer não for um dia tão longe de hoje? E se as pessoas que mais amamos acabarem morrendo antes de nós?

A ilustre Dra. Ana Cláudia Quintana Arantes ilustra muito bem em seu livro o porquê “a morte é um dia que vale a pena viver”, mas também recomenda que não deixemos nossas prioridades para o último ano, o ultimo mês ou a última hora. Ela incentiva todo ser humano a fazer as maravilhas verdadeiras da vida hoje mesmo.

Nossa intenção é disseminar a importância de incluir esse tema da finitude da vida no nosso cotidiano, no cinema, no jantar, nas rodas de conversas, pois, assim, poderemos ter consciência de como estamos vivendo e como queremos viver cada momento da nossa vida. 

Esse assunto e essa área multidisciplinar da saúde são tão importantes que em novembro de 2018 foi publicada a Política Nacional de Cuidados Paliativos para o SUS. Vamos juntos entender o panorama dos Cuidados Paliativos no Brasil e no mundo, compreender os conceitos e princípios, por que é um direito, quem deve receber, como se faz e quem deve fazer. 

Segue a definição mais recente da Organização Mundial da Saúde:“Cuidado paliativo é uma abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes (adultos e crianças) e famílias que enfrentam problemas associados a doenças que ameaçam a vida. Previne e alivia o sofrimento através da identificação precoce, avaliação correta e tratamento da dor e outros problemas físicos, psicossociais ou espirituais.” (OMS, 2017)

I N F O R M A Ç Õ E S   G E R A I S ·
· NOME OFICIAL DA LIGA
Liga Acadêmica de Tanatologia e Cuidados Paliativos.
· ESPECIALIDADE/ÁREA
Cuidados Paliativos, multiprofissional, geriatria, oncologia, doenças crônicas, finitude, luto.
· PERFIL DA LIGA ACADÊMICA
Clínico e multiprofissional.
P Ú B L I C O   A L V O ·
  • Permite estudante Extra-Unifesp?– Sim, como ouvintes de aula teórica (sujeito á lotação, sem certificado).
· MEDICINA
1° ano 2° ano 3º ano 4º ano 5º ano 6º ano
· ENFERMAGEM
1° ano 2° ano 3º ano 4º ano
· BIOMEDICINA
1° ano 2° ano 3º ano 4º ano
· FONOAUDIOLOGIA
1° ano 2° ano 3º ano 4º ano
· TECNOLOGIAS EM SAÚDE
1° ano 2° ano 3º ano 4º ano
D I R E T O R I A   A T U A L ·
· DIRETORIA GERAL
Vitor Gabriel
(11979503042)
Medicina 85
Amália Helena
(11971774066)
Fonoaudiologia 49
Eduarda Sbordoni
(11976561708)
Enfermagem 79
Ana Paula
(19993142616)
Medicina 86
Lemmy William
(19994723357)
Medicina 86
Mario Cabral
(11984449965)
Medicina 86
Rafaela Bassetti
(11991864330)
Medicina 86
P R E C E P T O R   E   S U P E R V I S O R ·
· PRECEPTOR

Profª Drª Samantha Mucci

Profª Drª Ana Paula Ramos

Prof. Dr. André Pernambuco

P R O C E S S O   S E L E T I V O ·
· PROCESSO SELETIVO PARA NOVOS MEMBROS
Curso Introdutório + Prova + Dinâmica + Entrevista
· ÉPOCA PREFERENCIAL DO PROCESSO SELETIVO
Abril (3å semana)
A T I V I D A D E S   D A   L I G A ·
· ATIVIDADES TEÓRICAS
Quartas-feiras (12:30  – 13:45) quinzenalmente

• Aulas expositivas conceituais, relatos de experiências, palestras de convidados, dinâmicas, simulações, discussões de casos. 

· ATIVIDADES PRÁTICAS
Horários não permanentes

horários flexíveis nos almoços, períodos de pró-aluno ou pós-18h, em esquema de rodízio (com duplas/trios) entre os membros da Liga.
As atividades práticas fixas ocorrerão no Ambulatório de Medicina Paliativa da Unifesp, no Ambulatório do Luto da Unifesp e na Enfermaria de Cuidados Paliativos do Hospital São Paulo. Funcionará em esquema de escala, com pelo menos duas práticas por mês. Além disso, há a possibilidade de parcerias com outros serviços e projetos de ações de extensão, de campanhas e eventos

C O N T A T O ·
· REDES SOCIAIS
Facebook: @latan.unifesp (https://www.facebook.com/latan.unifesp)
Instagram: @latan.unifesp
· EMAIL DA LIGA

latan.unifesp@gmail.com

 

%d blogueiros gostam disto: